terça-feira

O PROFESSOR

Nelson Mariz de Lyra
13 de setembro de 1942
Administrador de Empresas
CRA/RJ - 20-23225-0








Cursos de extensão em :

Programação de Computadores
Organização e Métodos
PERT/CPM
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Administração de Projetos
Marketing
Administração de Recursos Humanos
Chefia e Liderança
Comunicação Empresarial
Administração de Cargos, Salários e Planos de Carreira
Modelos de Perfis Gerenciais
Consultoria em Programas de Qualidade Total

De 1965 a 1990 ocupou funções de gerência, direção e assessoramento superior em empresas como:
IBRA - INCRA - MOBRAL - WHITE MARTINS - ABC-TELEINFORMÁTICA.

Desde 1990 dedicado exclusivamente ao estudo e divulgação do ENEAGRAMA dos Tipos Psicológicos.
Pioneiro no Brasil na apresentação do Eneagrama como ferramenta gerencial.

Desde 1998, professor da cadeira: ENEAGRAMA, em seminários promovidos pelo PROVAR - Programa de Administração do Varejo, da Universidade de São Paulo-USP

Desde 1999, professor das cadeiras: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e ENEAGRAMA, no MBA-VAREJO ministrado pela USP

Vem ministrando seminários sobre o ENEAGRAMA no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Florianópolis. Veja o item: SEMINÁRIOS.
Autor dos livros: O Elefante no escuro, Você acha que é Gerente? e A Cidade dos Cegos
Veja o item: LIVROS



ATIVIDADES PARALELAS
GRUPOS DE ESTUDOS - "WORKSHOOPS"- CURSOS DE FORMAÇÃO

Hipnose (Método Karl Weissmann)
"Practitioner e Master Practitioner" em Programação Neurolingüistica - PNL
"Mind Control" I e II
REIKI I e II
Análise Transacional
Ordem Rosacruz - AMORC - Grau 9
Grupos Gurdjieff
Bioenergética
"Rolffing"
"Rebirthing"
Grupo de estudos Teosóficos
"Center-leader" (Centro AHBAD) do Bagwan Shree Rajneesh.
Desde 1985, aluno de uma escola da Tradição Sufi
Professor de Tarot Mitológico - Descrição de estados psicológicos através do estudo dos Mitos।




SEMINÁRIOS E PALESTRAS

Seminário padrão sobre o Eneagrama - 16 horas.
Palestra básica sobre Inteligência Emocional - 4 horas
RECURSOS NECESSÁRIOS :
Computador com configuração mínima de 32MB RAM
Espaço livre em disco de, pelo menos, 30MB
PowerPoint / Recursos multimídia
"Canhão" Projetor / Som / Vídeo
Veja em EMPRESAS a relação das empresas que já realizaram seminários sobre o Eneagrama comigo।



LIVROS
Você acha que é Gerente ?

Este é um livro sobre os "quatro pilares" necessários para gerenciar pessoas: Liderança, Motivação, Comunicação e Criatividade. O mais estranho é que as organizações, de um modo geral, esperam que seus gerentes já possuam essas qualidades...
Este livro não se encontra nas livrarias.
CORRESPONDA-SE COM O PROFESSOR - mlyra786@hotmail.com
Muitos daqueles que estão acessando essa página são ex-alunos meus ou amigos e conhecidos, de forma que já sabem com quem estão lidando, mas para que os leitores/navegadores que não me conhecem possam ter uma idéia do tema e do estilo, alguns trechos foram selecionados e podem ser lidos, basta clicar no item que estiver com uma cor diferente. Para isso é necessário que cliquem AQUI.
O ELEFANTE NO ESCURO
Este é o livro que serve de base para todas as páginas que tratam do Eneagrama.
Contém pouco mais de 260 páginas, e já está disponível.
Este livro só poderá ser adquirido pelos participantes dos meus seminários, pela Internet, ou através de alguns distribuidores especiais.
Distribuidor Especial: http://www.caravansarai.com.br/
CORRESPONDA-SE COM O PROFESSOR - mlyra786@hotmail.com
Se quiser dar uma espiada no índice do livro, clique AQUI.

NOVIDADE!!


A Cidade dos Cegos conto, cordel & caso
Nelson M. Lyra




O que teria a ver uma cidade de quatro colinas com um prato, a incrível e estranha história de um lenhador e as pedras do deserto, uma pessoa fazendo a barba e cinemas? Nada, é claro। E é exatamente este um dos mais surpreendentes méritos do livro de Nelson M। Lyra, A Cidade dos Cegos, recém-lançado pela editora Caravansarai। De fato, os contos incluídos no livro parecem ter sido escritos por vários autores।

O primeiro deles, "A Cidade das Quatro Colinas", tem uma origem nobre, pois foi inspirado numa metáfora sufi, escola filosófica oriental famosa pelos seus contos de ensinamento."... O circo ainda não tinha começado a se armar e os cegos, um a um, cada um a seu tempo, chegaram até o carro do gerente. Todos queriam a mesma coisa: arrumar um trabalho e conhecer o elefante..."

A seguir é a vez da história de um prato. Mas não um prato qualquer. Um Prato que, chegando de presente inesperadamente das batalhas da Itália nos tempos da Segunda Guerra, traz lembranças trágicas, capazes de desestruturar não só o doutor Leandro como toda a sua família. "... Dr. Leandro, agora nitidamente transtornado, pegou o prato e a carta e foi para o seu quarto. Thereza, Toninho e eu nos olhamos com cara de medo póstumo, afinal, tínhamos brincado de peteca com aquela preciosidade. Todos, sem perceber, começamos a falar mais baixo, a esperar que alguma coisa acontecesse."

Voltando à Tradição Sufi, Nelson Lyra conseguiu algo que se julgaria impensável: transformar uma história tipicamente oriental, meio mirabolante, num repente nordestino: "Uma voz vinda de riba lhe deitou uma falação: Lenhadô, larga essa lenha i vem na minha direção. Si teu desejo é piqueno i grande tua precisão, faça u qui tô mandando i terás o alimento qui tanto tás procurando."

Fazendo a barba é quase um conto erótico, mas daquele erotismo classudo e ainda por cima com uma veia de humor. "Pior é um amigo meu que, só se excita mesmo com uma mulher usando camisa grande e desabotoada, sem sutiã, e calçando apenas um sapato alto. Ela me disse que quando a mulher anda na direção dele, com aquele andar completamente desbalanceado, ele fica com a maior tesão."

E por último é a vez do Cinema, um conto passado quase que inteiramente num garimpo, com estranhos personagens tipicamente brasileiros. Dentre eles, todos com inusitados apelidos como "Macaco", "Zé da Cobra", "Risadinha", "Chumbinho", o "Cinema" se destaca e conta sua vida, que começa na Ilha de Marajó, passa por Belém, onde o então menino Cinema, se torna ajudante de dona de terreiro, até virar "passador de cinema" no interior nordestino.

Qualquer um dos contos tem matéria suficiente para um livro inteiro. Nelson Lyra, contumaz contador de histórias, mais que nos prende, meio que nos hipnotiza com seus "causos", que parece difícil acreditar não serem verídicos, autobiográficos mesmo. Só não podem ser porque não teriam sido vividos ou até mesmo presenciados por uma mesma pessoa. A Cidade dos Cegos, de fato, é um livro de impressionante riqueza de imaginação, escrito por um autor de estilo tão criativo que não consegue ser um só.


Nelson Mariz de Lyra, carioca, nascido no Leblon em 1942 é autor do livro O Elefante no Escuro, já em sua Segunda edição. Formado em Administração de Empresas, Nelson é professor da cadeira O Eneagrama no MBA - Varejo da Universidade de São Paulo – USP. A Cidade dos Cegos é o seu primeiro livro de contos.

Editora: CaravansaraiTel: (21) 2548-2076http://www.caravansarai.com.br/eliana@caravansarai.com.br
ISBN: 85-902306-1-9

Um comentário:

Carolina Valverde disse...

Querido e saudoso Nelson...preciso muito te achar. Abraços, Carolina, de BH.
carolina.valverde@gmail.com