quarta-feira

O ENEAGRAMA

Em sua definição mais sintética, o Eneagrama é um programa de estudo de tipos psicológicos.
No entanto, difere substancialmente de outras Tipologias por uma série singular de proposições, tais como:
1 - O Eneagrama afirma que existem 9, e apenas 9 padrões de personalidade, ou padrões formadores de Tipos de personalidade. Daí o nome “Eneagrama” que quer dizer : o desenho dos 9 ou o símbolo dos nove.
2 - O Eneagrama afirma que esses 9 Tipos são resultantes de fixações do ego em algum momento de sua formação, realizadas de forma absolutamente inconsciente e que acabam se tornando sua motivação básica.

3 - Afirma também que a “fixação básica” que se “escolhe” muito cedo na vida, determina o seu curso, e enquanto não a descobrirmos e eliminarmos sua influência ela age de modo progressivamente limitante.

4 - Afirma ainda que, apesar de ocasionalmente tomarmos atitudes semelhantes uns aos outros, todos nós temos uma, e apenas uma fixação básica ou primária, ou seja, uma pessoa do Tipo 1, outra do Tipo 3 e outra do Tipo 5, por exemplo, podem ter a mesma reação perante alguma circunstância; se perguntadas a respeito daquela reação podem dar o mesmo tipo de resposta, mas a motivação básica de cada uma é diferente das demais, o que diferencia o Eneagrama das Tipologias baseadas em traços de respostas.

5 - As descrições dos Tipos no Eneagrama são universais e se aplicam, igualmente a homens e mulheres. Problemas advindos de papéis sexuais e de diferenças sexuais de base biológica são importantes e devem ser levados em conta pelos estudantes do Eneagrama, lembrando-se apenas que muito do que nós associamos com “masculino” e “feminino” resulta de expectativas culturais e comportamentos aprendidos, os quais não são inerentes à natureza do ser humano, macho ou fêmea.

6 - Difere ainda de outras tipologias pois reconhece e estuda a influência de Tipos adjacentes, descreve comportamentos padronizados que demonstram o estado de saúde de cada Tipo, aponta atitudes que indicam, para a personalidade, um caminho de integração ou um ponto de desintegração, e mostra semelhanças entre Tipos que possuem o mesmo Centro reprimido.

O estudo do Eneagrama, à medida em que vai se aprofundando, abre possibilidades para que as pessoas reconheçam o seu Tipo, e, conseqüentemente, sua motivação básica, e aprendam a observar o seu padrão automático em ação.
Isso é feito em 3 etapas:
1 - A “posteriori” refletindo sobre os verdadeiros motivos que as levaram a praticar tal ação - a intenção atrás da intenção.
2 - No momento em que estão agindo, e isso já é uma fase adiantada do processo.
3 - Antes de agir, através de uma percepção de um tipo muito especial e muito pessoal de “mobilização interna”.
A primeira etapa é fundamental para fornecer termos de referência que serão utilizados na segunda etapa, enquanto que a prática da observação do momento, além de aguçar a percepção, vai diminuir o poder, a força do padrão automático de resposta, vindo a possibilitar que a pessoa possa executar aquela ação ou não, ampliando assim o seu grau de autonomia.
Desta forma temos que acrescentar a resposta sobre o que é o Eneagrama: É um estudo que possibilita uma ampliação da consciência.

Nenhum comentário: